aluno terá que atuar na declaração ética em 3 momentos: Na matrícula, declarando ciência dos procedimentos, antes da qualificação e novamente antes da defesa. Solicitamos que a opção ética seja declarada até o momento da solicitação de aprovação de sua comissão examinadora pela Comissão do Programa.
Para qualificação:
O SIGA mostra na página do aluno a situação dele quanto a sua declaração de ética. Sem a validação da opção ética não é possível que o aluno faça a solicitação da qualificação.
Para validação o aluno deverá:
- Acessar o Sistema de Gestão Acadêmica e clicar no pop-up “gostaria de preencher sua declaração de opção para a avaliação do comitê de ética?”
- Declarar na tela seguinte a pesquisa desenvolvida com as autorizações necessárias fazendo o upload do documento pertinente ou declarar que sua pesquisa não envolve autorizações éticas.
- Salvar e enviar.
Para ser validado o orientador deverá:
- Acessar o Sistema de Gestão Acadêmica, menu “dissertações e teses” e clicar no pop-up “Este aluno enviou a declaração de ética”
- O orientador deve verificar se o aluno informou corretamente as opções éticas conforme a pesquisa que vem desenvolvendo.
- Aprovar ou Rejeitar.
Após esta etapa a secretaria receberá uma notificação de que aluno e orientador já declararam a opção ética no sistema e realizará a validação, deixando o aluno apto para o agendamento da qualificação.
As orientações para as autorizações éticas estão disponíveis no Site da PRPG na página inicial – título “Aspectos Legais da Pesquisa Científica”.
Atenção:
O aluno deverá declarar a opção ética mesmo que sua pesquisa não precise de aprovação de nenhum dos comitês, assinalando a opção pertinente.
Caso a pesquisa necessite das autorizações éticas e legais, o aluno deverá providenciar junto ao comitê pertinente e tem duas opções:
- Declarar que está qualificando com os dados: Neste caso o aluno deve incluir no sistema o parecer do comitê de ética APROVADO.
- Declarar que NÃO está qualificando com os dados: Neste caso o aluno pode inserir o documento parcial do comitê ou não inserir documento, sabendo que antes da defesa deverá inserir o documento de aprovação do comitê.
O aluno somente poderá solicitar qualificação após a opção ética ter sido solicitada pelo aluno, validada pelo orientador e pela secretaria.
Em qualquer dos casos, nesta etapa, o item ética continuará pendente no SIGA, pois somente será concluído ao realizar o segundo ciclo (antes da defesa), mas o aluno deverá verificar se na sua página do SIGA consta a informação “Secretaria confirmou a declaração do comitê de ética”, pois somente então estará liberado para solicitar o agendamento do exame de qualificação.
Havendo alteração na opção ética da pesquisa, o aluno deverá imediatamente informar a nova opção no SIGA, estando sujeito as penalidades cabíveis.