Agendamento de Defesa

Requisitos para defesa

Para solicitar a defesa de Mestrado ou Doutorado a/o estudante deve ter cumprido cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ter realizado o Exame de Qualificação;
  • Ter cumprido todos os créditos necessários para o curso, de acordo com catálogo vigente no ano de ingresso;
  • Ter sido aprovada/o em exame de Proficiência de língua estrangeira – no idioma Inglês para o Mestrado e no idioma Inglês e em outra língua: Espanhol ou Francês para Doutorado; Acesse a Norma de Proficiência.
  • Estar com a dissertação/tese pronta para a defesa;
  • Dados Cadastrais: (1) Conferir se seu nome no sistema da DAC e histórico escolar estão grafados exatamente igual sua certidão de nascimento ou casamento, (2) Verificar se há pendências quanto a entrega de documentação junto ao sistema da DAC (listadas ao final do histórico), (3) Verificar todos os dados cadastrais no sistema (números de documentos, informações pessoais, de formação, etc). Notifique a secretaria caso seja necessária qualquer adequação;
  • Ter indicado opção de declaração de ética no SIGA, aprovada pelo/a orientador/a.


Autorização do Comitê de Ética

Todos os alunos de pós-graduação devem apresentar, no Sistema de Gestão Acadêmica – DAC/SIGA, a sua declaração ética para a pesquisa. As orientações para as autorizações éticas estão disponíveis no Site da PRPG na página inicial no título “Comitês de Ética e Comissões”.

Acesse as orientações para declaração no SIGA/DAC.

Atenção:

O aluno deverá declarar a opção ética mesmo que sua pesquisa não precise de aprovação de nenhum dos comitês, assinalando a opção pertinente.

Caso a pesquisa necessite das autorizações éticas e legais, o aluno deverá providenciar junto ao comitê pertinente o parecer, e somente iniciar o estudo após a aprovação.

O aluno somente poderá solicitar defesa após a opção ética ter sido devidamente registrada, validada pelo orientador e pela secretaria.

Havendo alteração na opção ética da pesquisa, o aluno deverá imediatamente informar a nova opção no SIGA, estando sujeito as penalidades cabíveis.


Composição da Banca

Veja também a INFORMAÇÃO CCPG/003/2015 – que trata da impessoalidade e a INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 001/2017 que instrui que são considerados membros internos de Comissões Examinadoras Pesquisadores e Professores Colaboradores e Pesquisadores de Pós-Doutorado, da UNICAMP, com Termos de Adesão vigentes e recomenda-se evitar a indicação de recém-doutor da Unicamp como membro de Comissões Examinadoras pelo período mínimo de dois anos após a sua titulação.


Agendamento de Defesa

1º passo: Verificação de similaridade textual (serviço oferecido pela Biblioteca da FE/Unicamp) O texto deve estar em formato PDF e ser enviado por meio do formulário eletrônico:
👉 [Clique aqui para acessar o formulário]

2º Passo: Envio do formulário de solicitação de defesa + Relatório de Similaridade + Declaração do Orientador

Prazo: 45 dias antes da data agendada de defesa. Acesse a Norma do Pecim

👉 [Clique aqui para acessar o formulário] [Clique aqui para acessar a declaração]

É importante no preenchimento do formulário que:

Todos os membros da banca já estejam convidados e de acordo com a data;

Servidores não podem exercer atividades administrativas e de magistério nos períodos de férias, licença e afastamento conforme informação da DGRH e Parecer PG nº 1258/2019

O fornecimento do CPF, Lattes, telefone e e-mail de docente(s) externo(s) que não estejam cadastrados ou a matrícula dos docente(s) externo(s) cadastrados na secretaria;

Informar corretamente os membros que estarão remotos.

3º Passo: A coordenação irá liberar o agendamento da defesa ou solicitar correções se for o caso. Na sequencia a secretaria, após as providencias administrativas, irá liberar o aluno para fazer o agendamento no SIGA.


Para o dia da defesa
  • Verifique no site a sala em que será realizado sua defesa (quinze dias antes da data agendada);
  • Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência ao horário agendado para realização da defesa;
  • A sala conta com projetor e computador. Em caso de necessidade de equipamentos adicionais, entre em contato com a secretaria com antecedência;
  • Recomendamos trazer a apresentação no formato PDF contando com possíveis imprevistos quanto a formatação.

ATENÇÃO!

A ata da defesa assinada pela comissão examinadora é o documento oficial referente a avaliação do trabalho, um funcionário da Secretaria de Pós-Graduação do PECIM acompanhará a defesa até que seja divulgado o resultado final, caso sejam necessárias adequações e impressão de nova ata. Após a inserção da ata, o sistema não permitirá correções/alterações, por isso confira:

  • Nome do aluno: Verifique no SIGA com antecedência se seu nome está grafado corretamente, inclusive quanto a acentuação. Seu nome deve constar igual ao de sua certidão de nascimento ou casamento para que não haja problemas na emissão de seu diploma. Caso verifique alguma inconsistência traga a cópia acompanhada do original ou cópia autenticada da certidão até a Secretaria de Pós-Graduação do PECIM com antecedência. Seu nome deve constar igual na certidão, ata e versão definitiva;
  • O título em português do trabalho na ata, após a defesa não é permitido alterações, sendo que o título da versão definitiva e da ficha catalográfica, devem ser o mesmo que consta na ata;
  • O título em inglês cadastrado no SIGA, após a defesa não é permitido fazer alterações, sendo que o título em inglês da versão definitiva e da ficha catalográfica, devem ser o mesmo que consta no SIGA;
  • Nome e instituição dos membros da comissão examinadora e qualquer outra informação devem ser corrigidos antes do final da defesa, para que os membros assinem a ata com a informação correta. Não é possível fazer correção após a inserção da ata no SIGA. Os nomes informados na versão definitiva e na ficha catalográfica, devem ser os mesmos que constam na ata.